Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Testador Cargo, Sálarios e Desejados Skills


     O objetivo deste tópico é mostrar os cargos e salários, assim como, o perfil dos profissionais da área de teste e qualidade de software. Os pontos chave aqui considerados foram: cargos e salários, plataforma/tecnologia das aplicações onde os testes são realizados, linguagens de programação utilizadas para auxiliar as atividades de testes, formação, certificações dos profissionais, dependendo do Porte da Empresa e Nível de Criticidade dos Sistemas em Desenvolvimento ou em Manutenção, o salário varia muito de 2000 a 5000 mil Reais, ainda falta profissionais qualificados nesta área, com os conhecimentos necessários para atender a vaga, como sou um Arquiteto  Junior, ainda necessito de muito investimento em certificações para atender o Mercado Nacional ou galgar um degrau maior na empresa aonde eu trabalho.

Ano 2010.



     Escrevi esse Post em 2010, resolvi atualizar o mesmo, para falar mais sobre o assunto e as mudanças de mercado. Com a crise no Brasil tivemos uma baixa nos salários dos analistas de testes, vejo pouca vaga para muita concorrência e quase nada de vagas para Sênior, a maioria é para Junior e Pleno. Essas vagas variam de 1500 a 3500, é a triste realidade do momento, poucas vagas estão pagando acima de 4000 mil, apesar disso não vamos desanimar conheço muita gente que ganha entre 5000 a 7000 reais trabalhando com testes, geralmente quem ganha mais que isso trabalha com consultoria e treinamento.


    Acima vemos a pesquisa pelo maior site de empregos de TI, o CEVIU, temos o máximo de 7000, realmente muitas empresas multinacionais pagam esse valor, mas pra quem tem mais de 5 anos de experiência e domina o English Fluente, com as mudanças do mercado é necessário entender de várias ferramentas de testes e pelo menos uma linguagem de programação para automação, não é do dia pra noite que você vai se tornar um expert em testes, requer bastante treinamento e foco no aprendizado das ferramentas, é importante estudar um pouco ou tirar uma certificação em metodologia ágil. 
    Ser Proativo e Investigativo é um das principais qualidades de um testador, um ponto de atenção que muitos testadores erram é na comunicação e no trabalho em equipe. Muitas empresas que abrem a vaga de analista de testes e não conhecem nada sobre testes, e não tem um setor de testes definido no desenvolvimento de Software, pode ser uma boa oportunidade de crescer na empresa, mas vai ter muito trabalho pela frente. Tire da sua cabeça que o testador não precisa entender de desenvolvimento, o mercado mudou e agora é um diferencial na seleção.

Pesquisa sobre salários da Qualister:

Sites para Pesquisa de Emprego e Curriculum Online:


Minha Dica de Cursos baratos é na Udemy, faça a inscrição e selecione os cursos na wishlist e espere as promoções dos finais de semana, tem promoções boas por 12$ ou seja 56 reais dependendo do valor do dollar:

Pra começar recomendo um bom curso de Selenium com BDD e Python 3:


Bons cursos no Brasil:

Minha Dica de Pós-Graduação:

Desenvolvimento em Android (Mercado em Alta):

Análise de Dados com foco em Cloudy (Mercado em Alta):

Inglês Online o melhor é o englishtown:


Most popular test automation programing languages in the world
Em automação segue as linguagens mais usadas, em Primeiro vem Java, vejo um crescimento por JavaScript, Ruby, Python e C# nas vagas abertas.


O Selenium é o Framework mais usado, geralmente se usa o Selenium com Cucumber ou JUnit. A ferramenta mais usada pra automação é o UFT ou chamado QTP da HP e o segundo mais usado é o TestComplete.

Ferramentas de Testes automatizados tem as suas limitações, é bom conhecer todas elas, antes de adquirir uma ferramenta cara.

fonte: http://blog.testproject.io/2015/12/03/worlds-most-desirable-automation-skills/

Desired Skills and Experience
  • Ser apaixonado por testes e qualidade de software;
  • Possuir conhecimentos em criação e execução de casos de testes e aplicação de técnicas de análise de teste;
  • Possuir perfil investigativo;
  • Ter facilidade para trabalhar em equipe;
  • Estar disposto a novos desafios e mudanças;
  • Possuir experiência com testes em aplicações WEB;
  • Conhecer metodologias Ágeis (SCRUM, XP, Kanban);
  • Possuir experiência com testes funcionais, exploratórios e de integração;
  • Possuir experiência com ferramentas de gerenciamento e report de defeitos.
É DIFERENCIAL:
  • Experiência em programação (preferencialmente em JAVA);
  • Experiência em automação de testes (ex: Selenium , Cucumber);
  • Experiência com testes de stress e/ou performance.
>> A primeira parte desde anúncio sobre uma vaga de analista de testes, são os requisitos básicos de qualquer vaga de testador, o diferencial está na Automação com conhecimento de uma linguagem de programação, e uso do framework Selenium com BDD (Behaviour-Driven Development). 
Nos testes não-funcionais com testes de stress/performance, ele poderia ter adicionado também os testes de segurança, pelo menos os básicos relacionados as aplicações Web, Top 10 OWASP, outra coisa bem comum o conhecimento em SQL, pelo menos o básico (Insert, Alter table, Update, Delete, Select with multiple tables). Se a vaga fosse para Sênior iria exigir conhecimentos em testes para Mobile. 
Bom esse é o Perfil desejado atualmente de um testador, é sempre bom ter o nosso curriculum atualizado com as exigências do mercado de trabalho.


Ferramentas que os Analistas de Testes tem que conhecer:
TestLink - Open Source Test Management;
Jira Kanoah Tests - Project management, Bug tracking, Test Process, Test Management;
Bugzilla - Bug tracking;
MantisBT - Bug tracking;
HP UFT, HP LoadRunner - Bug tracking, Test Process, Test Management, Automation Testing, Performance/Stress Test;
TestComplete - Automation Testing Tool;
Ready! API - RestFul Testing Tool (Security, Load and Automation Testing)
Apache JMeter - Performance/Stress Test;
RedMine - Project Management;
Acunetix, IBM AppScan - Blackbox Security Testing (Web).

Entidades Certificadoras de Teste e Qualidade de Software, recomendo a BSTQB.
  • ALATS (Certificação Brasileira de Teste de Software).
  • CSTE (Certified Software Tester).
  • CSQA (Certified Software Quality Analyst).
  • CTFL (Certified Tester Foudation Level).
  • ISTQB (International Software Testing Qualification Board).
  • BSTQB (Brazilian Software Testing Qualification Board).
Links:
http://www.qaibrasil.com.br/
http://csqa.info/
http://www.bstqb.org.br/
http://istqb.org/display/ISTQB/Home
http://www.pmi.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário