Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como Montar um Relatório de Testes de Performance.






Vou ensinar aqui como Montar um Relatório de Testes de Performance. É muito comum as pessoas fazerem de qualquer forma, mas somos profissionais da área de testes, temos que olhar de forma crítica. É sempre bom ter um dia para fazer o planejamento, isso é fundamental antes de executar os testes, assim como um relatório mostrando o resultado dos testes.

A primeira pergunta que se deve perguntar "Será que estou fazendo o teste da forma correta?", a segunda pergunta "Como posso melhorar meu teste?". Antes de tudo você deve entender um pouco da lógica do sistema, como ele envia as requisições, que banco de dados esta rodando por trás, que massa de dados eu tenho que gerar, e qual o ambiente necessário para realização dos testes. Isso você não vai aprender de uma hora para outra, mas com o tempo de experiência e pesquisa.



Aqui listo alguns Pré-Requisitos fundamentais para Execução dos Testes:
  • Para realizar os testes é necessária Internet Banda Larga com mais de XX Mbs (Não use rede WIFI para realizar os testes, análise se a rede não esta sendo o gargalo durante os testes, deve-se monitorar as atividades no servidor);
  • O Sistema a ser testado deve estar na mesma rede;
  • Desativar qualquer bloqueio na rede durante os testes (antivírus, firewall);
  • Deve haver um ambiente isolado, ou realizado no momento que não há atividades importantes, para não haver lentidão na rede interna;
  • O teste deve ser realizado de mais de um computador para melhor precisão (master->slave);
  • Massa de Dados deve ser parecido com o de produção (deve ser criado a massa de dados antes da execução dos testes). 





 
fonte: www.strangeloopnetworks.com

Neste Post não pretendo me prolongar muito, mas dar a noção crítica das coisas, e mostrar um documento na prática de como deve ser um relatório de Testes de Performance, o documento tem 8 páginas e de forma simples procuro passar os problemas, sem muitas delongas. Bom espero que tenho ajudado a contribuir para o crescimento intelectual da comunidade de testadores.


Para configurar o Jmeter, segue o link abaixo:

  
Para concluir a imagem da Pesquisa, no link abaixo, mostra que 78% dos usuários ficam estressados com sites lentos: 
 http://thumbnails.visually.netdna-cdn.com/ThisIsYourBrainonaSlowWebsite_50abe136dc836_w587.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário