Pesquisar este blog

sábado, 1 de agosto de 2015

Criando um Bom Plano de Teste


   Na Engenharia de Testes na fase de Planejamento devemos criar um Plano de Testes conciso e eficaz, adotando a metodologia ágil. O que isso quer dizer?, deve conter no documento aquilo que realmente tem valor para as pessoas interessadas no projeto. Não adianta escrever um documento de 50 páginas aonde ninguém vai ler ou dar valor.
   O plano de testes funciona como um contrato entre os times envolvidos, então deve ser claro e conciso e ao mesmo tempo venha trazer eficácia para o time de testes. Para isso você precisa entender os Artefatos/Documentos gerados no desenvolvimento do sistema, segue os principais abaixo:

• Artefatos de Entrada:

– Plano do projeto ;
– Requisitos funcionais e não-funcionais ;
– Documentação referente aos projetos/sistemas relacionados.



Agora vamos falar de Boas Práticas:
  • Sempre usar ferramentas para Gestão dos Testes e Bug Tracker (TestLink, JIRA, TestRail, Mantis, Bugzilla, etc);
  • Envolver os profissionais de testes desde a elicitação inicial dos requisitos do software (workshops);
  • Definir uma estratégia para priorização dos testes com foco no negócio do software (priorizar requisitos mais importantes);
  • Descrever bem o que a área de Testes vai fazer e não vai fazer;
  • Descrever bem os Critérios de Suspensão da versão.
  • É algo fundamental colocar as Premissas e Acordos entre as áreas envolvidas, um exemplo seria: 
"Fica acordado que o analista de Sistemas/Negócio que conhece bem do sistema e ou arquiteto do projeto deverão prestar consultoria em pelo menos 1h diária, para a equipe de testes em casos de dúvidas geradas na revisão dos documentos, e na criação do Plano de Teste como também na criação do Ambiente para a realização dos Testes."
    • Outra coisa muito importante é não esquecer de criar um Plano de Testes que contém os requisitos não funcionais do projeto, como Testes de Segurança e Performance, problema aqui põem todo projeto a perder.
      Na minha Pós-graduação em testes de Software o professor pediu para fazer um plano de testes e criar o desenho do sistema. De acordo com professor está de Acordo com o esperado de  um bom  plano de testes, seguindo o que ele faz no Instituto CESAR de Curitiba.

      Existe outra forma de fazer um Plano de Teste, Planos de Testes por Iteração, são Planos de Testes enxutos pra cada Iteração do Projeto.

      Segue um exemplo do que seria um Plano de Teste em 18 páginas, coloquei referências bibliográficas para melhor aprofundamento no assunto, não sendo necessário colocar no plano de testes:
      Plano de Testes - LINK

      https://en.wikipedia.org/wiki/Test_plan

      Um comentário: